Política de privacidade - CNP Seguros
Atuação: UX Writing | Content Designer | Copywriting

PROBLEMA
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi preciso criar do zero uma página que informasse todas as nossas formas de coletas de dados, à fim de deixar o usuário personalizar as suas informações pessoais e exercer os seus direitos em relação aos seus dados pessoais.
Geralmente, políticas de privacidade são extensas e com um nível técnico de entendimento difícil. O público da CNP Seguros, antiga Caixa Seguradora, era, em sua maioria, pessoas com média ou baixa escolaridade e meu maior desafio foi traduzir os termos jurídicos, deixando eles concisos e claros para nossos usuários, além de criar uma página menos cansativa para leitura.
PROCESSO
1. Análise do conteúdo
Recebi o conteúdo uma linguagem bem técnica e juridiquês. Meu papel foi ajudá-lo a melhorar esse conteúdo, tornando-o mais didático possível para os usuários.
Por algumas limitações jurídicas, algumas palavras ainda permanceram técnicas e este foi um dos nossos maiores desafios em relação ao usuário.
2. Organizar a hierarquia das informações
Numa escala baseada no que era essencial pro usuário saber primeiro, levando em consideração a transparência e segurança dos seus dados. Defini junto aos outros colegas designers o que precisava ser dito em cada etapa do site, para que este conteúdo fosse apresentando evitando uma carga cognitiva alta, por sua extensão de conteúdo. Esboçamos um rascunho de como poderia ser.
Após isso, fiz uma auditoria das palavras que eram complexas e fui discutindo junto ao time jurídico para poder substituí-las por palavras mais coloquiais e claras para os usuários.
3. Cloze test - Teste com usuários
Em partes que eu tinha dúvida sobre a clareza do conteúdo, apliquei o cloze test, onde deixava uma frase sem uma palavra específica para que o usuário preenchesse com a palavra que fazia sentido pra ele naquele momento.
Foi aplicado para 10 clientes reais do produto, isso nos trouxe mais direção de que palavras usar.
4. Construção da página
Finalmente chegou a hora de criar a página, dividimos ela em blocos para que a leitura fosse mais agradável, além de colocarmos a maioria das informações em sanfonas, pra que a página também não ficasse sobrecarregada de informações. Este projeto foi desdobrado para todas as empresas da companhia.
