Guia de conteúdo - Nuvemshop
Atuação: Design Service | Content OPS | Content Design

PROBLEMA
O time de Content Design precisava iterar um guia de conteúdo já existente e desatualizado, feito pelos próprios designers de produto. Como houve uma mudança e evolução do produto, além do processo de trabalho, veio a necessidade deste guia ser iterado.
Era necessário atualizar e evoluir o guia para:
-
Manter consistência do produto tanto no aplicativo quanto no desktop;
-
Atualizar o guia com as definições que foram tomadas pelo time de Content Design durante alguns projetos;
-
Servir de fonte principal para nossos stakeholders: designers, suporte, marketing, desenvolvimento e todas as áreas que de alguma forma escreviam para os clientes;
-
Iterar baseado no novo Tom e Voz da marca que havia mudado recentemente;
-
Iterar questões de acessibilidade que ainda eram poucas, mas que precisavam estar ajustadas a nossa rotina de escrita na Nuvemshop;
-
Alinhar alguns conteúdos padrões dos componentes do Design System;
-
Resumindo: gerar valor.
CONTEXTO
A Nuvemshop lida diretamente com os pequenos e grandes empreendedores, são eles que navegam diariamente na plataforma para gerenciar suas vendas. Por isso, este guia foi construído baseado nestas pessoas.
Sentimos logo em seguida, que talvez fosse necessário uma 2ª versão do Guia para explicar como deveríamos nos comunicar com consumidores reais, já que alguns dos produtos da Nuvemshop também tinham interação diretamente com este público, como Nuvem Pay, Nuvem Envios e parceiros.
Sempre falo que ter um guia de conteúdo é uma forma, também, de escalar o produto. Pois mantém consistência, traz identificação dos usuários e muita credibilidade pra marca. Variar tons, formas de se comunicar e se adequar a cada usuário é o poder norteador deste documento.
PROCESSO
1. Análise do guia existente
Nesta etapa, analisei o conteúdo da primeira versão do guia, de ponta a ponta.
Depois, junto ao time, escalei o que poderíamos manter, o que não fazia mais sentido e o que precisava ser incluído. Este foi o nosso pontapé inicial para criarmos uma estrutura baseada nas pesquisas com os clientes, rotina de trabalho e definições de conteúdo tomadas no dia a dia. O foco era entregar um guia fiél e alinhado ao nosso produto que recentemente havia passado por mudanças. Além disso, queriamos que o guia também fosse uma fonte de conhecimento para todos que trabalham na Nuvemshop, entregando mais valor pro negócio.
2. Estruturando o guia
Nos reunimos para entender casuísticas, palavras, regras ortográficas e formas de criar conteúdo para cada parte do produto em que cada content designer atuava.
Criamos primeiro temas macros e em seguida, em cada post-it, incluímos subtemas relacionados. Exemplo: dentro do tema macro "Content System" consideramos os subtemas: mensagem de erro, CTA's, mensagens de confirmação e outros componentes do Design System da Nuvemshop, o Nimbus.

3. Tom e voz
A marca Nuvemshop já conta com tom e voz, porém ele é direcionado para vender a marca Nuvemshop e captar pessoas. Já o tom e voz para produto teria por objetivo guiar a pessoa usuária de forma clara pelo produto, fazendo com que ela tenha uma boa jornada de usabilidade.
Definir o tom e voz era requisito para criar os outros temas e qual era o jeito de escrever para produto da Nuvemshop.
Iniciamos procurando sinonimos e palavras co-relacionadas que faziam sentido para o produto (Tom), seguindo as boas práticas de UX Writing, heurísticas de conteúdo e principalmente a essência de como falavamos no dia a dia com os usuários.

4. Entrega
Após finalizar a primeira versão do guia, colocamos ele numa ferramenta com uma melhor navegabilidade e adoção. Após isso, apresentamos para todos os designers da Nuvemshop | Tiendanube, onde também anexamos um doc para deixarem seus feedbacks sobre o Guia.
O intuito era uma construção colaborativa e constante do Guia para o produto.
5. Educando os stakeholders
Nada está escrito em pedra. Por isso, no dia a dia que os designers consultam o guia, podem haver novos insights, dúvidas e sugestões, que só aparecem quando estamos com a mão na massa.
O guia é só o começo, mas nós, como content designers, devemos ser o guia vivo, que ao trabalhar colaborativamente, possamos também educar todos em nossa volta sobre boas práticas de conteúdo para o produto.
Este guia ainda serviu pra mostrar o impacto do conteúdo no produto e sua importância ao negócio em criar uma boa experiência para os clientes e usuários.
MEU PAPEL
ANALISAR, CAPTAR DADOS E ESTRUTURAR TÓPICOS DO GUIA.
ESCREVER DEFINIÇÕES, COLETAR EXEMPLOS E COLHER FEEDBACKS.
ITERAR DE ACORDO COM OS FEEDBACKS E VIABILIDADE TÉCNICA.
DOCUMENTAR FEEDBACKS IMPORTANTES PARA UM BACKLOG.